ESTUDO BÍBLICO - 10

Objectivo: O que é a Nova Aliança e por que é de vital importância para o crente?

De quem é esta ideia?

É importante entender que a Nova Aliança é a ideia de Deus, e que não é um conceito inventado pelos seres humanos.

Cristo explica aos seus discípulos, como Ele instituiu a Ceia do Senhor "Este é o Meu sangue da nova aliança" (Marcos 14:24, Mateus 26:28). Isto é "o sangue da aliança eterna". (Hebreus 13:20).

Os profetas do Antigo Testamento profetizaram acerca da futura existência desta aliança. Isaías regista as palavras de Deus "à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam… te guardarei, e te darei por aliança do povo" (49:7 8, ver também 42:6). Esta é uma clara referência ao Messias, Jesus Cristo. Através de Isaías Deus também predisse "firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles.” (61:8)·


Jeremias também falou sobre isso. "Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova ", Que não será"conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egipto" (Jeremias 31:31-32). Isso é novamente referido como "uma aliança eterna" (32:40).·

Ezequiel aponta para a natureza reconciliatória desta aliança. Ele observa, no famoso capítulo da Bíblia "ossos secos" " E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua" (37:26).·

Reflexão

Se este conceito de uma nova aliança eterna tem origem em Deus, você pensa que é relevante para a fé?

Se sim, como descreveria essa relevância para a sua fé pessoal?


Porquê um pacto?

Na sua forma básica uma aliança bíblica implica uma relação mútua entre Deus e a humanidade, da mesma forma que uma aliança normal ou acordo implica um relacionamento entre duas ou mais pessoas.

Esta é uma situação única na religião, porque normalmente, nas culturas antigas, os deuses não consideram ter relações significativas com os homens e mulheres.

Jeremias 32:38 indica a natureza íntima da relação de aliança divina "Eles serão o Meu povo, e eu serei o seu Deus".

Convénios foram usados e são usados em transacções empresariais e jurídicas. Muitas vezes, nos tempos do Antigo Testamento, tanto os costumes Israelitas como os pagãos envolviam ratificar convénios humanos com um sacrifício de sangue ou algum tipo de ritual em menor grau, a fim de acentuar a natureza vinculativa e séria do contrato. Hoje vemos um exemplo duradouro dessa ideia, quando as pessoas trocam anéis ritualisticamente, a fim de selar o seu compromisso de aliança de casamento. Personagens bíblicos, sob a influência de suas sociedades, aplicariam práticas variadas, a fim de solenizar fisicamente sua relação pactual com Deus.


"É claro que a ideia de uma relação de aliança não era de todo estranha para os Israelitas, e, portanto, não é de estranhar que Deus usou esta forma de relacionamento para dar expressão ao seu relacionamento com o Seu povo" (Golding 2004:75).

A aliança de Deus entre Ele próprio e a humanidade é comparável a esses acordos feitos na sociedade, mas não é da mesma posição. Com a nova aliança, o conceito de negociação ou de câmbio está ausente. Além disso, Deus e os homens não são seres iguais. "O pacto divino transcende infinitamente a sua analogia terrena" (Golding 2004:74).

A maioria dos convénios antigos tem uma qualidade de reciprocidade. Por exemplo, o comportamento desejado é recompensado com bênçãos, etc. Há um elemento de mutualidade expressa em termos das condições acordadas.

Um tipo de pacto é um pacto de concessão. Neste, um poder superior, como um rei, concede imerecido favor a seus súbditos. É este tipo de aliança, que é mais comparável à Nova Aliança. Deus dá a Sua graça, sem condições prévias para a humanidade. Na verdade, a reconciliação possível, graças ao derramamento do sangue do concerto eterno da humanidade, ocorreu sem imputação de Deus às ofensas da humanidade (1 Coríntios 5:19).


Sem qualquer acção ou pensamento de arrependimento de nossa parte, Cristo morreu por nós (Romanos 5:8). Graça precedeu o comportamento Cristão.

Reflexão

Qual é a base do seu relacionamento com Deus?


E em relação a outros convénios bíblicos?

A maioria dos estudiosos da Bíblia identificam pelo menos quatro convénios, além da Nova Aliança. São os convénios de Noé, Abraão, Moisés e David.

Em sua epístola aos cristãos não judeus de Éfeso, Paulo explica que eles são "estranhos às alianças da promessa", mas agora em Cristo Jesus, eles "que outrora estavam longe foram trazidos para perto pelo sangue de Cristo" (Efésios 2:12 13), isto é, o sangue da Nova Aliança, que permite a reconciliação para todos.

Os pactos com Noé, Abraão e David, todos contêm promessas incondicionais que têm a sua principal realização em Jesus Cristo.

" Porque isto será para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não passariam mais sobre a terra; assim jurei que não me irarei mais contra ti, nem te repreenderei.   Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o SENHOR que se compadece de ti. “ (Isaías 54:9 10). Jesus é a aliança de paz.

Paulo explica que Cristo é a Semente prometida de Abraão e, portanto, todos os crentes são herdeiros da promessa da graça salvadora (Gálatas 3:15 18). "Se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa" (3:29).

As ideias do convénio referente à linha de David (Jeremias 23:5; 33: 20 21) são realizadas em Jesus, "a Raiz e a Geração de David" (Apocalipse 22:16), o Rei da Justiça.

O Pacto Mosaico, também chamada de Antiga Aliança, é condicional. A condição era que, se os israelitas obedecessem à lei codificada de Moisés, bênçãos seriam inevitáveis, especialmente a herança da terra prometida, a visão de que Cristo satisfaz espiritualmente. "
E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. " (Hebreus 9:15).

Historicamente, os pactos também envolviam sinais como indicações de manutenção da participação de uma ou ambas as partes. Estes sinais apontam também para a Nova Aliança.

Por exemplo, o sinal da aliança com Noé e a criação foi o arco-íris (Génesis 9:11 17), uma dispersão de luzes coloridas. É Cristo que é a Luz do mundo (João 8:12; 1:4 9).

O sinal para Abraão foi a circuncisão do sexo masculino (Génesis 17:10 11). Isto liga-se com o consenso dos estudiosos sobre o significado da raiz da palavra hebraica traduzida como aliança, berith, um termo relacionado com corte. A frase, cortar uma aliança, ainda é, por vezes, utilizada.  Jesus, a semente de Abraão, foi circuncidado de acordo com esta prática (Lucas 2:21). Paulo explicou que, para o crente, a circuncisão não é mais física, mas espiritual. Sob a Nova Aliança "circuncisão é a do coração, no Espírito, não na letra" (Romanos 2:29, ver também Filipenses 3:3).

Além disso, o sábado era o sinal dado para o pacto Mosaico (Êxodo 31:12-18). Cristo é o descanso de todas as nossas obras (Mateus 11:28-30, Hebreus 4:10). Esse descanso é futuro, bem como presente. "Porque se Josué lhes houvesse dado descanso, então ele não teria falado depois disso de outro dia. Portanto resta ainda um repouso para o povo de Deus" (4:8 9).

A Nova Aliança também tem um sinal, e não é um arco-íris ou circuncisão ou o sábado. "Portanto, o Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e será chamado pelo nome de Emanuel" (Isaías 7:14). A primeira indicação de que somos o povo de Deus da Nova Aliança é que Deus veio habitar entre nós na forma de Seu Filho, Jesus Cristo (Mateus 1:21, João 1:14).

Há também uma promessa envolvida na Nova Aliança. "Eis", Disse Cristo,"Eu envio-vos a promessa de meu Pai" (Lucas 24:49), e a promessa era o dom do Espírito Santo (Actos 2:33, Gálatas 3:14). Os crentes são selados na Nova Aliança "com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança" (Efésios 1:13 14). Um verdadeiro crente é identificado, nem pelo ritual da circuncisão, nem por um conjunto de obrigações, mas pela presença do Espírito de Cristo (Romanos 8:9).

A ideia do convénio oferece uma ampla e profunda experiência em que a graça de Deus pode ser entendido literalmente, metaforicamente, simbolicamente e por analogia.

Reflexão

De que forma é o Espírito Santo, a garantia da sua herança?

Como se consegue circuncisão do coração?


Que os convénios ainda estão em vigor?

Todos os convénios anteriores estão subsumidos na glória da eterna Nova Aliança. Paulo ilustra isso quando ele compara o pacto Mosaico, também chamada de Antigo Testamento, com a Nova Aliança.

Paulo refere-se ao pacto Mosaico como o "ministério da morte, gravado com letras em pedras"(2 Coríntios 3:7; ver também Êxodo 34:27-28), e diz que, embora tenha sido glorioso, agora não tem" glória, a este respeito, por causa da glória que supera", referindo-se ao ministério do Espírito, em outras palavras, a Nova Aliança (2 Coríntios 3:10). Cristo foi "dito digno de tanto maior glória que Moisés" (Hebreus 3:3).

A palavra grega para aliança, diatheke, traz um novo significado para esta discussão. Acrescenta a dimensão de um acordo que é uma última vontade ou testamento. No Antigo Testamento, a palavra hebraica berith não foi usada nesse sentido, sendo o problema em questão abordado, tipicamente, através de leis de herança e costumes.

O escritor do livro de Hebreus utiliza esta distinção grega. Ambos, Mosaico e Novo convénios são como testamentos. O Pacto Mosaico é o primeiro que é posto de lado quando o segundo está escrito. "Ele tira o primeiro que Ele possa estabelecer o segundo" (10:9). "Pois, se aquele primeiro fora irrepreensível, então não se teria buscado lugar para um segundo"(8:7). A nova aliança não é " segundo a aliança que fiz com seus pais" (8:9).

Assim, Cristo é mediador de "uma melhor aliança que foi estabelecida em melhores promessas" (8:6). Quando se escreve um novo testamento, todos os testamentos anteriores são de efeito nulo e seus termos, não importa a sua glória, não são vinculativas nem são um benefício para os herdeiros. "No que Ele diz: "A nova aliança:" Ele fez o primeiro obsoleto. Agora o que está se tornando obsoleta e envelhecer está pronto para desaparecer"(8:13). Assim, "as formas do velho não podem ser exigidas como condição para participação no novo" (Anderson 2007:33).

Claro que, onde há uma vontade, ou "um testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte" (9:16 17). É para esse fim que Cristo morreu e recebemos santificação através do Espírito. "Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. “ (10:10).

 
A disposição do sistema de sacrifício na aliança mosaica é de nenhum efeito, porque "não é possível que o sangue dos touros e bodes tire os pecados"(10:3), e, mesmo assim, o primeiro testamento foi afastado para que o segundo entrasse em vigor (10:9).

Quem escreveu Hebreus estava muito preocupado que os seus leitores compreendessem a importância do ensino do Novo Pacto. Lembra-se como costumava ser na Antiga Aliança, quando esta veio para aqueles que rejeitaram Moisés? "Qualquer pessoa que tivesse rejeitado a lei de Moisés, morria sem misericórdia, com as presenças de duas ou três testemunhas" (10:28).

"De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?" (10:29).


Reflexão

O que significa quando se diz que Jesus é o Mediador da Nova Aliança (Hebreus 12:24)?

Como é que um crente esmaga com os pés o Filho de Deus?


Conclusão

A Nova Aliança está em vigor porque Jesus, o testador, morreu. Isso é de vital importância para o crente entender que recebermos a reconciliação só é possível através de "o sangue da Sua cruz"(Colossenses 1:20), o sangue da Nova Aliança, Jesus, nosso Senhor.

Veja literatura IDM em: http://www.idm.pt/Doutrina/Artigos.aspx

 

Bibliografia

Anderson, Ray S. Uma Teologia Emergente para Igrejas Emergentes. 2007. Reino Unido: Leitura Bíblica em grupo.

Golding, Peter. Teologia do Pacto: a chave da teologia no pensamento reformado e tradição. 2004. Reino Unido: Impresso Mentor, Focus Publicações Cristãs.

 

 

Tradução – Março 2010

Conceiçao Galego